terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Clarice Lispector - primeiras leituras

"Descobri o conto!!
O prazer de perceber as sutilezas nos detalhes, a intensidade das emoções nos acontecimentos."

Escrevi isso em agosto de 2016 quando iniciei a leitura da coletânea dos "Cem Melhores Contos do Século" publicado pela editora Objetiva, fruto de um garimpo no sebo do bairro. 

"Pela primeira vez, hoje (17/08/16), li um texto de Clarice Lispector e pude compreender um pouco daquilo que motiva o seu prestígio." 

Em "Felicidade Clandestina" me emocionei ao perceber a sutileza de descrever os sentimentos mais profundos e provocar o encantamento no leitor.

"Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha [o livro] só para depois ter o susto de o ter" (Felicidade Clandestina).







...Em outubro de 2016, recebi minha primeira edição do Jornal Rascunho. A edição #198 do Rascunho trouxe uma excelente resenha, por Claudia Nina, sobre o recém lançado volume que reúne todos os contos de Clarice . Não restaram dúvidas de que eu deveria adquirir o volume ali comentado. Foi uma apresentação com escrita primorosa, à altura da obra apreciada. Naquele momento também me certifiquei de que uma das melhores coisas do ano foi assinar o Jornal Rascunho. 


Em novembro chegou o período de Black Friday e, dentre os livros comprados, não perdi a oportunidade de adquirir 3 livros relacionados à escritora.





Semelhante ao impactante primeiro contato com a escrita de Clarice Lispector no conto "Felicidade Clandestina",  "A Hora da Estrela" guarda em poucas páginas uma profundidade literária difícil de encontrar em muitos calhamaços. 

Confesso que houve uma situação em que não comprei esse mesmo livro pois o julguei pelas poucas páginas. Até conhecer o conto "Felicidade Clandestina" não conhecia o prestígio da escritora e não imaginava que alguém pudesse transmitir mensagens de tamanha profundidade em poucas palavras.

Clarice consegue transmitir mensagens profundas em pequenas sutilezas. Abaixo transcrevo um trecho que me deixou paralisado por alguns instantes tentando digeri-lo:

"Se é pobre, não estará me lendo porque ler-me é supérfluo para quem tem uma leve fome permanente" (p. 30 - A Hora da Estrela).

6 comentários:

  1. Clarice é muito amor ♥
    Sou apaixonada pelos escritos dela. Estou com um projeto pessoal de ler todos os livros dela, e até agora só consegui amar ainda mais ela. Esse que reúne todos os contos só irei ler/adquirir depois que comprar todos os individuais.
    Recomendo A Bela e a Fera, é um livro de contos também é se tornou um dos meus favoritos da vida, pode ser que você venha a gostar tbm.
    Aí depois, quero ler as biografias. Meu intuito é conhecer todas as obras dela, conhecer mais dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Dany!
      Ainda não conheço essa coletânea de contos, vou procurar. XD
      Obrigado pela recomendação.

      Há tempos não aparecia por aqui, vou retornar as atualizações em breve.
      Como anda o projeto de ler Clarice? Vi no seu blog que tem dado continuidade.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Achei curiosa a primeira frase do post (rs), porque em novembro do ano passado eu também "Descobri o conto". Li "A causa secreta, de Machado de Assis" [Já leu?] Estou digerindo até hoje. A partir de então estou lendo mais contos... uns muito bons outros nem tanto, mas o que me deixa pasma é justamente o que vc disse a habilidade do escritor em dizer muito com poucas palavras.

    Nunca li Clarice, vou ler um dia.

    Tenho o ebook deste livro "Cem contos brasileiros" no meu kindle... estou lendo devagar.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, pois é...como na frase, foi mesmo esse espanto bom! XD
      Obrigado pela indicação, ainda não li esse conto de Machado de Assis. Vou procurar!

      Estive ausente por aqui, mas pretendo retornar em breve.
      Desejo ótimas leituras!
      Abs,

      Excluir
  3. Mitsuo, que coisa bonita essas sua frase reflexiva. E de fato o prestigio construído por Clarice são facilmente notados em suas obras. Tenho essa coletânea de contos da foto e não vejo a hora de começar a lê-la.
    "A Hora da Estrela" é mesmo de uma profundidade tremenda. Estou amando compartilhar essa releitura com vocês.

    Abração,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, obrigado!
      Foi muito bom a leitura compartilhada de "A Hora da Estrela".

      Abraços

      Excluir